quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

UPP Cantagalo, Pavão/Pavãozinho é inaugurada

Inaugurada nesta quarta, 23 de dezembro, a Unidade de Polícia Pacificadora do Cantagalo, Pavão/Pavãozinho, cerimonia presidida pelo Governador Sérgio Cabral, com a presença do Vice-Governador Luiz Fernando Pezão, do Secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, do Comandante da Polícia Militar, Cel Mario Sérgio Duarte, entre outras autoridades presentes.
Um verdadeiro presente de Natal para as comunidades que anseiam pela Paz conquistada em com outras UPPs como a do Morro Dona Marta. A unidade será comandada pelo Capitão Leonardo Nogueira. Já no espírito do novo clima uma agência de turismo, promove o Reveillon na Laje de 2010, onde turista poderão apreciar o belo espetáculo da queima de fogos em Copacabana.


Veja o anúncio abaixo:


Veja também ( e leia) a reportagem do RJTV 1ª Edição: UPP do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo é inaugurada

“Uma manhã de comemoração e de muita esperança para moradores de duas comunidades do Rio, Cantagalo e Pavão-Pavãozinho. Nos muros marcas de confrontos, que a partir de agora podem fazer parte apenas da memória dos que vivem aqui. A nova unidade de polícia pacificadora dos morros Pavão-Pavãozinho, em Cantagalo, foi inaugurada nessa manhã com a presença do governador, do Secretario de Segurança e Comandante Geral da PM. Moradores preferiram se manter à distância. Poucos pararam pra observar a cerimônia. “Qual era a imagem desses moradores? O que significa essa farda para os moradores? A entrada truculenta, a troca de tiros, o risco da bala perdida. É uma relação de confiança e de conquista de confiança diária”, diz Sergio Cabral. 300 PMs vão trabalhar na nova UPP. Cada turno de 12 horas com 60 homens. A maioria se formou no ultimo domingo e recebeu orientações especiais na academia de polícia, como aulas de direitos humanos. “Nós estamos aqui com o objetivo maior de garantir os direitos condicionais dos cidadãos. O direito a escola, a saúde”, diz o capitão da UPP, Leonardo Nogueira. Esta é a quinta UPP em comunidades do Rio. No Santa Marta, em Botafogo, a UPP completou um ano este mês.Cidade de deus, a maior de todas, foi inaugurada em fevereiro. Em seguida Batan, em Realengo e Chapéu Mangueira-Babilônia, no Leme, funcionando há 6 meses. “A expectativa é que dê certo e que a paz reine”, diz o presidente da Associação de moradores, Cleudio Lima.
Na unidade do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo o início da ocupação policial foi complicado. Os traficantes resistiram à ocupação do Bope e houve tiroteio. Quatro pessoas foram presas e duas morreram. No segundo dia de ocupação um ônibus foi queimado em plena Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Vários lojistas fecharam as portas. O Secretário Beltrame falou sobre ocupação Tabajaras e Cabritos que será nos próximos dias.

"A polícia está preparada para instalar essa Unidade de Polícia Pacificadora. É um projeto que deu certo e nós não vamos desistir dele", conclui o Secretário.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário