Em iniciativa inédita os moradores do Cantagalo receberam as plantas baixas de suas casas, elemento essencial para a obtenção do título de posse de suas residências.
Um trabalho realizado por Luis Bezerra, Presidente da Associação de Moradores do Cantagalo, em parceria com o Instituto Atlântico e Instituto Gerdau. Iniciativa que contou com apoio de
Ignez Barreto é coordenadora do Projeto de Segurança de Ipanema quem vê na titularização das moradias um passo decisivo para a cidadania promovendo a tão almejada integração favela-asfalto, superando a cidade partida, como bem retratou Zuenir Ventura.
Cerimônia prestigiadíssima seja pelos moradores de Cantagalo e Ipanema, seja pela inúmeras personalidades que compareceram como o ex-ministro Reis Velloso, presidente do Forum Nacional, e o Secretário de Segurança do Estado do Rio de Janeiro que participou inclusive fazendo das plantas para famílias.
Para o RJTV 1ª Edição o presidente do Instituto Atlântico, Paulo Rabello, explica: “Na realidade são 1485 plantas baixas que estão disponíveis hoje, em arquivos próprios, para todos os residentes que são possuidores de imóveis e que a partir de agora podem negociar com o estado e eventualmente receberão. O que está faltando é o titulo de propriedade com o qual vão receber uma matrícula no registro geral de imóveis”. Agora, o próximo passo será a entrega do título de propriedade dos imóveis que segundo o Instituto Atlântico - responsável pelo projeto - deve acontecer até o fim deste ano com a liberação do governo,explica Paulo Rabello, presidente do Instituto Atlântico.
O secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, completa, na entrevista para o RJTV 1ª Edição: “As pessoas têm um titulo de propriedade, têm uma identidade, passam a exercer uma cidadania, podem abrir um crediário, uma conta bancária, porque eles são cidadãos, eles tem um titulo de propriedade, e isso venha a regularizar um problema histórico que é a desordem publica, ocupação desordenada do solo”.
Veja a reportagem:
>>>Moradores do Cantagalo mais perto de regularizarem situação de imóveis
Assista o vídeo: